HISTÓRIA DA ESCOLA COMUNITÁRIA DE SANTA RITA
XINAVANE
A Escola Comunitária Santa Rita de Xinavane surgiu graças à iniciativa das Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo, e alma da sua progressiva realização foi a Irmã Elisabeth Arraya.
Durante as visitas domiciliares, feitas pelas Filhas da Caridade, constatou-se que havia um número considerável de crianças, com idades compreendidas entre os 8 e 14 anos, que não tinham acesso às escolas do Estado.
Portanto, as Filhas da Caridade condicionaram uma sala de aulas nas instalações da Igreja, numa fase experimental, isto aconteceu no ano 1993.
Nos finais de 1993, o número de alunos aumentou consideravelmente que até impulsionou o aumento dos Professores. Irmã Elisabeth em conversa com algumas famílias, adquiriu lugar para dar aulas na zona do Sambo.
Por conseguinte, em 1994 a Escola Comunitária Santa Rita de Xinavane começou a leccionar debaixo das árvores, na casa da Família Chivambo, com 5 turmas de 1^classe e cinco Professores, quatro dos quais tinham formação psico-pedagógica.
Nessa altura não havia salário estabelecido para o pagamento dos Professores; as Irmãs davam alguns produtos alimentares e um salário simbólico.
As aulas avançaram sem sobressaltos e em 1996 a Empresa Açucareira de Xinavane cedeu três hectares para a construção da escola.
A “África Amiga”financiou a construção das primeiras salas; um amigo gratificou a planta, e o Padre Sebastião Mendes acompanhou, passo passo o desenrolar dos trabalhos. O Conselho Norueguês forneceu todo o material escolar durante dois anos.
A Escola era composta por quatro salas, sala dos Professores, gabinete do Director, uma casa de banho para os Professores e três para os alunos.
No fim das obras foram matriculados 520 crianças de 1ª a 5ª classe com nove Professores, dos quais 6 eram pagos pelo Estado. Em 1999 todos os Professores foram abrangidos no salário estatal.
( Documento elaborado pelas Irmãs de Xinavane.)
. Um pequeno gesto solidári...
. COLABORAÇÃO DOS AMIGOS DE...
. O Emídio Sonha....os "Ami...
. O Emídio sonha ... os "Am...
. CAMPANHA " ARROZ PARA SAN...